Quem sou eu

Minha foto
Sou médica e atuo na Dermatologia Clinica e Estética. Fiz minha especialização em São Paulo/SP e Fellow no Mount Sinai Hospital em Nova York. Consultorio: Rua Professor Artur Ramos, 96 cj 81. Jd. Europa. Tel: + 55 11 3032-1502

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O contorno dos olhos

O olhar de uma pessoa pode dizer muito dela: estresse,  insônia, problemas de saúde e falta de animo podem se refletir na pele ao redor dos olhos. Por tanto, estamos diante de uma área que merece atenção e cuidados especiais.
O contorno dos olhos é sem dúvida a parte mais delicada do rosto.
Se trata de uma pele umas 5 vezes mais fina que a do resto da face ( entre 0,33-0,36 mm contra 1-1,6 mm). Nesta pequena zona estão contidos 22 músculos, 14 deles estão encarregados do ato de piscar, ou seja, é uma área em constante atividade. Além disso está provida de mastócitos que sintetizam e armazenam histaminas, células responsáveis pelas reações alérgicas, o que torna esta área muito propícia a irritações ou intolerância a certos cosméticos.
As glândulas sebáceas que rodeam os olhos são menos ativas que em outras partes do corpo estando assim mais desprotegida; é mais fina e se irrita com mais facilidade.
A grande vantagem que esta área nos oferece é que os produtos penetram melhor e mais rapidamente. É uma área muito frágil mas uma das mais agradecidas do corpo quando recebe os cuidados necessários.
Fatores que prejudicam o contorno dos olhos:
Por ter uma circulação sanguínea e linfática mais pobre, a pele do contorno dos olhos está menos nutrida e oxigenada que a do resto da face, por isso a idade e os fatores genéticos não são os únicos fatores responsáveis pelas rugas desta região. A falta de sono, cansaço e estresse, associados a má alimentação, fumo e álcool em excesso favorecem o aparecimento de olheiras, rugas, bolsas e flacidez. Ao mesmo tempo, o excesso de sol, poluição e o ritmo de vida atuais acentuam consideravelmente estes sinais. Por isso é muito importante levar uma dieta saudável e descansar adequadamente.
Saber escolher os melhores produtos:
Um erro muito comum é que às vezes compramos um creme novo para contorno de olhos pensando que o anterior não apresentou o efeito esperado, mas nem sempre a culpa é do produto e sim de quanto tempo foi utilizado e como foi aplicado.
Os cremes ou géis específicos, formulados sem perfume reduzem as reações alérgicas. Além disso é aconselhado que contenham ingredientes calmantes associados a um ativo específico para o que se deseja atuar ( rugas, olheiras, flacidez, etc ) e é recomendado que não se esfregue energicamente esta área que, por ter uma pele muito fina, tem grande tendência à flacidez.
Procure sempre produtos indicados por dermatologistas, de laboratórios confiáveis e que tenham sido testados dermato e oftalmologicamente.
Como aplicar?
As vezes não damos a importância que merece, mas a forma de aplicarmos o creme ao redor dos olhos é tão importante quanto o produto em si. 
O primeiro passo é limpar a pele com produtos adequados. Em seguida colocamos uma pequena quantidade do produto no dedo anelar o aplicamos na zona do contorno com pequenos e leves toques de fora para dentro para favorecer a penetração do produto e ativar a irrigação sanguínea para obtermos o melhor resultado possível. Massageamos também  a área externa dos olhos, onde se formam os pés de galinha, com bastante cuidado para que não entre produto nos olhos e os irrite.
Os toques devem ser feitos pela polpa dos dedos anelar e mínimo por serem os que tem menos força mas ainda sim garantem uma suave e efetiva massagem. Deve-se aplicar o produto delicadamente nas pálpebras superiores somente à noite pois durante o dia, o produto pode escorrer e cair nos olhos causando irritações.
O uso constante é muito importante. Devemos usar os produtos indicados pela manha e à noite, sempre depois de termos aplicado o creme habitual em toda a face.
Conselhos:
Hábitos de vida saudáveis, alimentação correta e descanso são a chave para um rosto iluminado e fresco. Tomar entre 1,5 a 2 litros de água por dia favorece a eliminação de toxinas e ajuda a prevenir o acúmulo de líquidos que provocam aumento das bolsas embaixo dos olhos.
A remoção da maquiagem é fundamental. Jamais podemos esquecer de retirar a maquiagem ao final do dia. Existem produtos específicos para a área dos olhos que limpam profundamente mas com suavidade os resíduos do rímel e sombras. São produtos preparados para evitar irritações.
A maioria dos bons produtos específicos para a área dos olhos são calmantes, reafirmantes, descongestionantes e tem certo efeito tensor.
No consultório:
O uso de toxina botulínica ( Botox, Dyspor ) é frequente e tem excelentes resultados nas laterais dos olhos ( "pés de galinha" ) e  para elevar as sobrancelhas. Seu uso nas pálpebras inferiores têm indicações limitadas. Os preenchedores com ácido hialurônico podem melhorar bastante o aspecto de algumas olheiras fundas mas por ser uma área bem frágil prepare-se para hematomas nos dias subsequentes à aplicação! Um produto que tem agradado muito nesta região é o Mesolis; trata-se de um ácido hialurônico que é aplicado de forma bem superficial em micro punturas e que tem um efeito hidratante fantástico! Algumas pessoas se beneficiam dos lasers quando o problema da olheira é pigmentação.
Cuide-se sempre!!! E não deixe para amanha...


10 comentários:

Geisi disse...

Adoro seu blog e suas infos! Falando em maquiagem e produtos para retirar, até hoje não encontrei um que consiga remover bem o rímel da Lancome, nem o próprio demaquilante da marca.. alguma sugestão? Bjosssssss, Geisi

Claudia Savassi disse...

Oi Geisi,
existem alguns demaquilantes que prometem retirar tudo... acho o óleo da MAC para área dos olhos muito bom. Sai tudo mas tem o inconveniente de ter que lavar o rosto depois pois deixa a região bem oleosa.
Muitas pacientes adoram o bifasico “Take the day off” da Clinique e o bifasico da shiseido. Acabei de ver na Europa o lançamento de uns lencinhos demaquilantes da ROC que eu particularmente adorei... limpam bem e ainda hidratam a pele além de serem bem práticos!
Há quem adore retirar o rímel com shampoo infantil da Jonson... até funciona mas resseca a área , o que não é o ideal!
A dica é testar um destes até achar um que vc se adapte... ou, trocar o rímel por um que não seja tão waterproof!
Bjocas
Clau

Let your hair down disse...

Oi Claudia!
Tudo bem?
Andei bisbilhotando seu blog e AMEI!!!
Parebens pelo belissimo trabalho. Vou acompanhar a partir de agora!
um beijo, Kacy

Claudia Savassi disse...

Oi Kacy,
fico feliz que tenha gostado! Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema que tenha curiosidade me avise!
Bjocas
Clau

Anônimo disse...

Ola Claudia bOm diaa...
meu nome é Camila tenho 22 anos. e ando com pele meio oleosa, ando tendo algumas espinhas. ...
Gostaria de saber o que eu posso usar para melhorar aparencia da minha pele.
E Gostaria tambem de um creme para área dos olhos para assim ja ir me protegendo contra idade
Beijoss
Camila

Claudia Savassi disse...

Oi Camila,
tudo bem? Com 22 anos, já era para as suas espinhas terem dado um tempo! Muitas vezes isso acontece por algum desbalanço hormonal e deve ser investigado por um médico. No geral, vc pode melhorar a sua pele usando um sabonete e cremes adequados para o seu tipo de pele mas vc tem que descobrir o que está causando isso. O ideal é vc ir ao dermatologista para uma avaliação e ele poderá indicar os produtos certos. Em relação à área dos olhos, na sua idade um hidratante a base de vitamina C ou resveratrol ( que são ótimos antioxidantes ) específicos para a área dos olhos, são uma excelente opção.
Um grande beijo,
Cláudia

Anônimo disse...

Olá,Claúdia!!!!
Tenho quase 34 anos,a pele
sensível e rugas de expressão
acentuadas..nunca usei nenhum
creme de contorno dos olhos.
Quais os cremes de contorno de
olhos que me aconselha?
Quanto tenho demora
para se notarem os efeitos..
Ainda vou a tempo....:)ou não?
Obrigada pela disponibilidade.

Anabela

Claudia Savassi disse...

Oi Anabela,

os cremes não são milagrosos para fazer sumir as rugas. Geralmente ao usá-los com disciplina, vc começa a perceber uma melhora a partir do terceiro mes de uso. É muito importante usar o produto certo e fundamental que vc evite o excesso de sol, aplique filtro solar e use óculos escuros. É complicado indicar um produto sem avaliar sua pele, mas produtos específicos para área dos olhos com ácido hialurônico, vitamina C e extratos de café são bem indicados.
Um abraço,
Cláudia

Anônimo disse...

Claudia, obrigada pela resposta.


Anabela

REGILANE disse...

OLA, MINHA DERMATOLOGISTA ME ENDICOU OS PRODUTO DA LA ROCHE, PRA MANCHAS E PRA RUGAS, E BONS MESMO?