Quem sou eu

Minha foto
Sou médica e atuo na Dermatologia Clinica e Estética. Fiz minha especialização em São Paulo/SP e Fellow no Mount Sinai Hospital em Nova York. Consultorio: Haute Dermatologia e Estética - Rua Joaquim Floriano, 533 - 14 andar - Tels 11 3073-0290 /3073-0653

Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vitamina E e a Pele



A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que tem uma poderosa ação antioxidante. Isso quer dizer que atua combatendo os radicais livres que causam a deteriorização celular e consequente envelhecimento precoce. Além disso, ela protege a ação anti- raios UV da vitamina C. Novos estudos também comprovaram que em associação com betacarotenos ( precursores da vit. A ) ela age protegendo contra a radiação solar e proporcionando um bronzeamento mais bonito e saudável.
As fontes naturais de vitamina E são gérmen de trigo, óleos vegetais (amendoim, cártamo, milho, girassol, etc.), sementes e grãos em geral, vegetais de folhas verdes, repolho, abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva,nozes, castanha do Pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais. 
A dose diária recomendada (10 a 30 UI) é geralmente conseguida através de uma dieta saudável mas pode haver necessidade de suplementação em caso de dietas com restrição de gordura ou com orientação médica. A vitamina E mesmo em altas doses não é tida como tóxica, mas, se ingerida em excesso, pode, eventualmente, competir na absorção e reduzir a disponibilidade das outras vitaminas lipossolúveis, além do ferro dos alimentos, e, assim, colaborar para o desencadeamento de anemias. Sabe-se também que altas doses de Vitamina E aceleram a progressão de uma doença ocular chamada retinite pigmentosa. Portanto, consulte seu médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
Cremes com vitamina E tem um efeito anti envelhecimento limitado mas   podem ser usados em todos os tipos de pele e em todas as estações do ano sem restrições.

4 comentários:

Anônimo disse...

Comprei vitamina E em gel[dessas que se toma] e estou usando na pele... Pode fazer mal? Agradeço!

Anônimo disse...

Comprei vitamina E em gel[dessas que se toma] e estou usando na pele... Pode fazer mal? Agradeço!kithea

Claudia Savassi disse...

Olá! Mal provavelmente n ãoirá fazer a nao ser que contenha algum corante que manche sua pele, o que é pouco provável. Porém o efeito da vit E também não será atingido pois o gel da capsula não foi feito para ser devidamente absorvido pela pele.

Anônimo disse...

eu tenho manchas da pele causadas pelo sol , o que eu faço?